Farm Derm
Atendimento Whatsapp

Pedidos
 Onde Comprar

Saiba onde adquirir nossos produtos.
Visite nossas lojas!  Filiais

Informe-se com a Farma Derm.

Com clima mais seco, o outono tende a castigar a pele, principalmente a do rosto


Caracterizado pelas temperaturas mais amenas ao longo do dia e pelo friozinho gostoso durante a noite, o outono costuma ser a estação em que muita gente deixa de lado os cuidados com a pele. No entanto, esta época do ano exige atenção redobrada, pois o clima seco causado pela baixa umidade relativa do ar tende a castigar a pele.

"O ressecamento excessivo da cútis é o principal problema observado durante o outono. Portanto, a hidratação é fundamental para melhorar a função de "barreira" da pele e evitar a perda dos óleos e ácidos graxos essenciais da superfície", explica Paula Bellotti, dermatologista, membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Société Française de Dermatologie.

De acordo com a especialista, para manter a maciez e o brilho da pele durante este período, é fundamental usar cremes hidratantes comuns e nas versões in shower (destinados para aplicação durante o banho), além disso, vale utilizar óleos corporais. "Prefira os sabonetes líquidos ao invés daqueles em barra, pois eles também ajudam a deixar a hidratação da pele em dia", indica Paula.

Proteção diária" Ao contrário do que se pensa, o fim do verão não significa que o ritual diário de passar filtro solar no rosto e corpo será encerrado. É preciso continuar a reforçar a proteção contra os efeitos dos raios solares que se mantêm na estação.

"Mesmo em dias frios e nublados, típicos do outono, é essencial continuar usando o protetor solar, pois a emissão de raios ultravioletas é ininterrupta", alerta Alexandre Y. Okubo, dermatologista da Clínica Prime, de São Paulo, e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD). Vale lembrar que, como a temperatura costuma subir durante o dia, quem não estiver com filtro solar fica mais suscetível aos danos causados pelos raios UV.

Cuidado na hora do banho" Como as noites de outono são mais frias, a tendência é que as pessoas aumentem a temperatura da água durante o banho, e que demorem mais tempo embaixo do chuveiro. Entretanto, este hábito não é nenhum pouco benéfico para a pele, pois a água quente ajuda a eliminar a camada de proteção da cútis, estimulando o envelhecimento, a dilatação dos poros e, muitas vezes, provocando coceiras e irritações.

Para proteger o maior órgão do corpo humano durante este período são necessários alguns cuidados especiais, inclusive na hora da higiene pessoal. "Os banhos demorados ou muito quentes e o uso de buchas tendem a ressecar e irritar bastante a pele, por isso precisam ser evitados durante o outono", alerta Paula.

Os sabonetes alcalinos e os banhos com muita espuma também não são indicados. A dica é utilizar para a limpeza apenas água morna e um pouco de sabão, preferencialmente com pH neutro (índice zero de acidez e alcalinidade).

Aposte nas frutas" Muito conhecido pelas temperaturas amenas e pela troca de folhas das árvores, o outono também é a melhor época do ano para o amadurecimento das frutas, que ajudam - e muito - na hidratação do corpo. Determinados nutrientes e vitaminas presentes em frutas como banana, maçã, morango, melão e laranja, atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável, além disso, ajudam no controle dos radicais livres e retardam o envelhecimento. Por isso, vale a pena escolher os alimentos adequados para garantir uma pele mais saudável.

Agência Hélice," Especial para o Terra

Fonte: Beleza Terra